quinta-feira, 22 de julho de 2010

Globalização e Turismo: Duas faces da mesma moeda

A globalização é o processo de interligação econômica e cultural a nível mundial. Ferramentas do mundo globalizado, como a internet e outras várias tecnologias, possibilitaram uma maior inter-relação entre os países através do simbólico encurtamento da distância. Tal integração entre os países, ocorre a nível econômico, social, político e cultural.

Esse rompimento das barreiras proporcionado pela globalização faz com que o turismo ganhe espaço significativo, uma vez que as viagens podem ser feitas com maior facilidade. Inclusive pode-se viajar virtualmente utilizando os recursos tecnológicos propiciados pela globalização.

No entanto, tudo tem o seu lado positivo e negativo. Se, por um lado o mundo globalizado contribui positivamente para o turismo através do encurtamento das distâncias, por outro pode ocorrer a padronização dos destinos turísticos e a massificação. A padronização ou homogeneização é decorrente do fato de que as grandes empresas buscam atingir um mercado cada vez maior e instalam unidades em diferentes localidades. Assim independente do lugar em que você esteja, sempre encontrará os mesmos serviços e com isso a peculiaridade do lugar é perdido de certa maneira.

A massificação por sua vez ocorre porque as pessoas viajam não apenas por necessidade, mas também por status. Dessa forma, elas viajam para os lugares "da moda", os lugares que estão em evidência, resultando num fluxo grande e desordenado de turistas num mesmo espaço geografico.

Um comentário: