Alguns dizem que têm.
Poucos levam a sério.
Ninguém cumpre à risca."
(Vanderlei de Barros Rosas,
professor de Filosofia e Teologia
do Seminário do Sul do Brasil)
INTRODUÇÃO
No mercado de trabalho altamente competitivo da era globalizada a ética é determinante na construção da identidade e no regimento das relações humanas, onde prevalecem princípios centrados na dignidade, liberdade e na igualdade entre os homens. Por isso, cada vez mais a ética destaca-se como fator fundamental para a sobrevivência das organizações produtivas de bens e serviços turísticos, bem como de quaisquer outras atividades desenvolvidas pelo indivíduo.
O QUE É ETICA?
Conceitualmente ética é a parte da filosofia que se ocupa com o valor do comportamento humano, é o estudo dos valores e da relação entre o bem e o mal. A palavra ética vem do grego ethos, que significa modo de ser, caráter, comportamento. Segundo o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda, ética é "o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto".
De maneira mais simples, pode ser definida como sendo o conjunto de normas de comportamento e formas de vida através do qual o homem tende a realizar o valor do bem. A ética preza o bem comum, fundamento que pode ser identificado na chamada Lei de Ouro da Ética: “Não faça ao outro o que não queres que o outro faça a ti” (atitude passiva) ou “Faça ao outro o que queres que o outro faça a ti” (Atitude pró-ativa).
ÉTICA, TURISMO E RESPONSABILIDADE SOCIAL
A atividade turística, assim como toda e qualquer atividade econômica, deve submeter-se aos princípios éticos e a ética está interligada à responsabilidade social das organizações de bens e serviços.
A responsabilidade social das empresas do ramo turístico reforça a teoria de que a perspectiva econômica da organização não deve estar isolada, mas sim paralela à perspectiva social, o que só se mostra possível se não forem esquecidos os princípios éticos fundamentais para o turismo.
Tais fundamentos éticos do turismo foram estabelecidos em fevereiro de 2000 pela Organização Mundial do Turismo (OMT) no "Código de Ética Mundial para o Turismo", que se baseia em alguns princípios fundamentais para o desenvolvimento do turismo de base sustentável, tais como preservação do patrimônio cultural e do meio ambiente, bem como a integração entre os povos do mundo.
Entretanto, apesar dessa iniciativa da OMT, observa-se frequentemente a atividade turística sendo exercida desrespeitando esse Código, o que pode acarretar má qualidade dos serviços prestados e deterioração dos patrimônios natural e cultural, já tão danificados pelas atividades cotidianas.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
É de extrema importância que os profissionais que atuam (ou atuarão) no mercado turístico tenham não apenas pleno domínio dos conhecimentos e das habilidades necessárias para planejar e gerenciar as atividades de forma minuciosa, como também preocupação com a ética e com a integração ao meio sócio cultural e ambiental do local visitado.
Mas vale a pena ressaltar que ter ética é muito mais do que apenas respeitar um Código de Ética estabelecido para uma determinada profissão. A ética é construída através da visão de mundo individual e caracteriza-se principalmente pelo respeito aos costumes, à moral e aos valores intrínsecos de cada indivíduo.
REFERÊNCIAS
A importância da ética para o Turismo. Disponível em: http://www.am.unisal.br/publicacoes/artigos-07.asp (Acesso em 16 de julho de 2010 às 15h17min)
Afinal, o Que é Ética? Disponível em: http://www.mundodosfilosofos.com.br/vanderlei18.htm (Acesso em 16 de Julho de 2010 às 14h10min)
Ética. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89tica (Acesso em 16 de Julho de 10 ás 13h40min)
Ética – Conceitos e classificações. Disponível em: http://www.inf.ufsc.br/~falqueto/aGraduacao/INE5621_Info_Soc/Textos_Etica/etica_conceitos_classific.PDF (Acesso em 16 de julho de 2010 ás 14h02min)
Ética no Mercado de Trabalho. Disponível em: http://www.webartigos.com/articles/12159/1/Etica-no-Mercado-de-Trabalho/pagina1.html (Acesso em 16 de julho de 2010 às 15h12min)
Rafael Dall’ Agnol, Dr. ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL NO TURISMO. Disponível em: http://dornier.sc.estacio.br/portal/component/option,com_docman/task,doc_view/gid,1300/Itemid,277/ (Acesso em 16 de julho de 2010 às 14h33min)
Texto de Anaeli Sousa
Graduanda do 7º Semestre de Turismo
UNEB Campus XVIII - Eunápolis/BA
Muito bom o artigo.Ainda é lamentável como a atividade turística é exercida,sem o devido respeito aos códigos de conduta,sem profissionalismo e principalmente sem ética alguma.Sobretudo,acredito que ainda existem no mercado profissionais que fazem sua parte.Grande beijo...e parabéns pelo blog.
ResponderExcluirÉ, também prefiro acreditar que existem profissionais éticos no mercado de trabalho, mesmo que isso seja uma realidade muitas vezes distante.
ResponderExcluirMuito obrigada Deeise.
Beeeijo!